• KEA Clinic

Síndrome de Morton - Dores e Deformidades nos Pés

Você sofre com dores nos pés? Elas podem estar relacionadas a uma condição conhecida como Síndrome de Morton. Quer saber mais? Então, continue lendo esse artigo que nós, da KEA Clinic, preparamos para você:


Síndrome de Morton


A Síndrome de Morton, conhecida como Síndrome do salto alto, se manifesta por uma dor que, geralmente, se situa entre o 3º e o 4º dedo do pé. As principais pessoas mais afetadas por essa síndrome são mulheres na faixa dos cinquenta anos.


Esta dor sentida no 3º e no 4º dedo do pé, que também pode ser sentida nos outros dedos, é causada pela compressão do nervo localizado entre o 3º e o 4º dedo. Essa compressão provoca inchaço e espessamento dos tecidos ao redor do nervo, o que causa a dor.


Sintomas


A Síndrome de Morton é definida por um conjunto de sintomas:

  • Dores sob os pés durante a caminhada.

  • Sensação de choque nos dedos.

  • Inflamação do pé.

  • Dormência nos dedos.

  • Sensação de pedra no sapato ou uma agulha contra a pele.


Causas


Alguns fatores favorecem com o desenvolvimento da Síndrome de Morton, como usar calçados muito apertados, ou irritação constante que podem levar à má regeneração dos tecidos.


Com a alteração da biomecânica devido ao salto alto ocorre a contratura da musculatura, principalmente da panturrilha e do tendão do calcâneo. Essa contratura aumenta a pressão dos artelhos, desenvolvendo um processo inflamatório de dor e inflamação.


Tratamentos


A L.I.F - Liberação Intramuscular Funcional age diretamente na parte muscular soltando, a panturrilha, o tendão e a fáscia plantar, conseguindo assim suavizar a pressão nos artelhos, alongando a fibra interna, melhorando a biomecânica e consequente o processo inflamatório e a dor.


A dor no pé é muito limitante, dificultando a locomoção e com isso descompensa o joelho, o quadril e principalmente a coluna cervical, desencadeando dores cervicais, tendinites, bursites.


A L.I.F. aumenta a vascularização, promovendo um relaxamento da musculatura aliviando o processo inflamatório.


A indicação da L.I.F. é de duas vezes na semana durante a fase inicial. O importante é que o paciente mantenha terapias de alongamento e fortalecimento muscular para o equilíbrio da biomecânica.

DICA - Os melhores sapatos


O salto alto não é bom, mas, as rasteirinhas também não, pois alongam de forma direta as fibras musculares, só o calcâneo, gerando processos de tendinites e faceites.


Salto Alto X Rasteirinha

O ideal são sapatos que apresentam até 2 cm de salto.


Sapato com até 2 cm de salto

Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossa fisioterapeuta, Dra. Barbara Coelho, é formada pela FUNEC, detém título de especialização em Fisioterapia Respiratória, pela UFU e em RPG, em Pilates pela CBF – Centro Brasileiro de Fisioterapia. É fisioterapeuta credenciada da OMINT e fundadora da técnica L.I.F. – Liberação Intramuscular Funcional.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

0 visualização

ENTRE EM CONTATO

  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

ENDEREÇO

Rua Cristiano Viana, 401 - 5° andar

Jardins

São Paulo, SP

05411-000

TELEFONES

Entre em contato por aqui: