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Planejamento de Refeições!

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Você já ouvir falar do planejamento de refeições? Manter uma alimentação balanceada na correria no dia a dia nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, nós, da KEA Clinic, preparamos esse artigo com dicas para organizar a lista do mercado e planejar o cardápio da semana com antecedência, confira:


O planejamento das refeições traz diversos benefícios, além de facilitar a manutenção de uma dieta balanceada também ajuda na economia das compras no mercado e na diminuição dos gastos com refeições industrializadas e fast foods.


Para quem nunca organizou as refeições da semana antes, fazer tudo em um dia pode parecer uma tarefa árdua, mas com a prática o tempo para preparar tudo diminui bastante. O primeiro passo é escolher um dia para fazer as compras, muitas pessoas fazem isso no domingo, mas você pode escolher o dia em que tiver mais tempo livre.


Antes de ir às compras pense em quais pratos você deseja preparar e liste os ingredientes necessários. Não esqueça de planejar o café da manhã e os lanches entre as refeições. Sementes, nuts e frutas secas são opções práticas e fáceis de levar. Assim como frutas que podem ser consumidas inteiras, como maçã, banana, pera e goiaba, entre outras.


Você pode comprar tudo no mercado, mas uma visita à feira é uma ótima ideia também, pois as frutas e legumes costumam ser mais frescos e mais baratos. Aproveite para adquirir ervas frescas, alho e cebola para temperar. Acondicionando as ervas em copos com água elas podem durar até uma semana.


Chegando em casa, separe os alimentos em grupos para facilitar o preparo. Higienize as frutas e legumes e acondicione em recipientes adequados. Para economizar tempo você pode adquirir saladas lavadas e legumes já cortados.


Experimente congelar morangos e outras frutas vermelhas para usar em smoothies. Para evitar que a melancia estrague na geladeira, corte metade em cubos e bata a outra metade em um suco que pode ser congelado em saquinhos, virando um geladinho ou sacolé.


Outra dica é picar os legumes e assar no forno, temperando com ervas frescas, orégano e pimenta do reino. Conservando no azeite de oliva na geladeira eles duram até uma semana também. Vagem, vagem torta e aspargos podem ser branqueados. Deixe por dois minutos em um recipiente com água fervente e transfira para um recipiente com água gelada por um minuto.


Cozinhe grãos e leguminosas como cevadinhas, grão de bico e feijão branco e acondicione em porções individuais no congelador. Prepare também uma fonte de proteína, como frango, carne magras, ovos e peixes.


Por conta da segurança alimentar é recomendado que depois de descongelados os alimentos não sejam congelados novamente, pois podem desenvolver micro-organismos e estragar, além de perder nutrientes. Recomenda-se consumi-los em um período de 24 horas após terem sido descongelados.


Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossa nutricionista, Renata Farrielo, é formada no Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Nutrição Esportiva Estética com ênfase em Wellness e atua há mais de 13 anos na área, com foco no bem-estar do paciente e na mudança para hábitos positivos e sustentáveis, com abordagem comportamental.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

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