• KEA Clinic

Massa muscular e seus benefícios: aumento da longevidade, prevenção do Alzheimer e Diabetes

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Você sabia que o tecido muscular é responsável pela produção de hormônios que podem prevenir o Alzheimer e o Diabetes, e aumentar a longevidade? Quer compreender melhor esse assunto? Então continue lendo esse artigo que nós, da KEA Clinic, preparamos para você:


O músculo como órgão endócrino


Muitas pessoas não sabem, mas o músculo é um órgão com propriedades endocrinológicas. Os músculos esqueléticos, também conhecidos como músculos voluntários, apresentam contrações voluntárias, aquelas que dependem da vontade do indivíduo e são responsáveis pelos movimentos de todos os ossos e cartilagens do corpo humano.


O tecido muscular é responsável pela produção de vários hormônios. Dentre eles o hormônio irisina, que o corpo produz em maiores quantidades durante a prática de atividades físicas. Quando ocorre a contração muscular voluntária, o tecido muscular libera o hormônio irisina, que entra em circulação no organismo.


O hormônio irisina na prevenção do mal de Alzheimer

Um pesquisa publicada na revista Nature Medicine, apontou que o hormônio irisina pode prevenir a perda de memória relacionada com o mal de Alzheimer.


O hormônio irisina também é capaz de melhorar a capacidade cognitiva, segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos .


Os cientistas responsáveis pelo estudo, Ottavio Arancio, Sergio Ferreira e Fernanda de Felice, concluíram que o aumento da irisina, assim como da sua proteína precursora FNDC5, reduz o déficit de memória e aprendizagem em roedores com Alzheimer.

Massa muscular, diabetes e longevidade em idosos


A composição da massa corporal, principalmente da massa muscular, pode ser uma boa indicação da longevidade em idosos. A partir dos quarenta anos de idade, começa-se a perder massa muscular. Estimando uma perda de 1% a 2% da massa muscular a cada ano, após os cinquenta anos. Esse processo é conhecido como sarcopenia, definindo um perda generalizada e progressiva da massa muscular associada ao envelhecimento.


Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), realizado com 839 idosos em um período de quatro anos, concluiu que o risco de mortalidade geral entre mulheres com pouca massa muscular foi 63 vezes maior, enquanto nos homens foi 11,4 vezes maior.


A sarcopenia também é um fator de risco para desenvolvimento de doenças endócrinas, como o Diabetes. Isso porque a massa muscular melhora muito a resistência à insulina, melhorando também a captação de glicose.

Atividade física e massa muscular


Como já mencionados, a massa muscular pode auxiliar tanto na prevenção do Alzheimer quando da Diabetes e proporcionar uma maior longevidade. Para isso, é importante praticar atividades físicas, principalmente exercícios resistivos como a musculação.


A musculação também oferece vários benefícios além do ganho de massa muscular: acelera o metabolismo, estimula a absorção de cálcio, protegendo os ossos, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, através do controle da pressão sanguínea e combate do colesterol ruim, entre outros.


Hoje é possível contar com um novo tratamento para ganho de massa muscular: o EmSculpt! O aparelho emite um campo magnético, semelhante aos aparelhos de ressonância magnética, que provoca 20 mil contrações musculares supramáximas por sessão. Essas contrações, por sua vez, forçam uma adaptação do tecido muscular, resultando na queima de gordura e no desenvolvimento muscular


Além dos benefícios estéticos, o EmSculpt proporciona um ganho de massa magra, melhorando a estabilidade e o equilíbrio em idosos, diminuindo o risco de quedas, melhorando a resistência insulínica e o Diabetes, aumentando também a longevidade.


Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossas endocrinologistas, Dra. Elaine Dias e Dra. Daniela Miranda, têm Título de Doutorado e Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

82 visualizações

ENTRE EM CONTATO

  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

ENDEREÇO

Rua Cristiano Viana, 401 - 5° andar

Jardins

São Paulo, SP

05411-000

TELEFONES

Entre em contato por aqui: