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Alimentação saudável no inverno!

O inverno chegou e com os dias de temperatura mais baixas, aparece aquela vontade de ficar embaixo das cobertas e ter uma comidinha que aqueça. É comum nesta época do ano optarmos por alimentos mais calóricos, pois parece que nossa fome aumenta. Pensando nisso, nós, da KEA Clinic, preparamos esse artigo com dicas para você manter uma alimentação saudável no inverno, confira:


Dias frios fazem muita gente fugir das frutas frescas e saladas e temos a sensação de que a nossa fome aumentou. Parte é verdade, pois há mesmo um aumento do metabolismo para manter a temperatura interna ideal. Mas esse aumento é pequeno, já que hoje temos roupas quentes, aquecedores e vivemos a maior parte do tempo em locais protegidos do vento e do frio.


Fato é que a preferência alimentar nesta época é de alimentos que confortem, aqueçam a alma e tragam aconchego.


E é justamente por este motivo que, nos dias mais frios do ano, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, através da ingestão de nutrientes importantes para a manutenção da alimentação saudável durante o inverno para não cair na armadilha de ingerir somente alimentos calóricos e não tão nutritivos.


Existem muitas maneiras de manter uma alimentação saudável incluindo frutas, legumes e verduras também no inverno.


Aposte nas Verduras Refogadas

Se só de olhar para as saladas frescas já te dá aquele frio não tem problema. Muitos vegetais folhosos como espinafre, escarola e até repolho, ficam ótimos em preparações quentes e apesar de ficarem com as fibras mais abrandadas, ainda são fontes significativas deste importante componente.


Algumas folhas como rúcula e agrião, que por serem mais amargas, a gente não tem o costume de refogar, podem entrar em pratos quentes como risotos, massas e sopas, na finalização e irão aquecer com o vapor do prato, sem que fiquem tão amargos.


Boas combinações: risoto de abobrinha com espinafre por cima, sopa de mandioquinha com chuchu e agrião por cima, macarrão com tomate, mussarela de búfala e rúcula por cima.



Experimente receitas quentes à base de frutas

Normalmente associamos as frutas ao sol e calor, mas muitas delas também ficam ótimas quentes, como maçã assada com canela, banana grelhada com queijo branco e canela, pêra em calda de uva e abacaxi grelhado com mel e folhas de hortelã.


Ainda temos a opção de colocar em preparações quentes como mingau de aveia com maçã picada e uva passa, panqueca de banana com aveia, salada de frutas cozidas com calda de frutas vermelhas.



Faça novas combinações de sopas


Sopas e caldos são super bem-vindos nos dias mais frios. Eles podem servir como entrada ou prato principal, mas para ser um prato único, combine a sopa com uma porção de proteína e uma verdura. Um exemplo: sopa de abóbora com carne magra desfiada e escarola refogada.


Dê preferência para sopas leves, como sopa de tomate, sopa de abóbora, sopa de alcachofra, sopa de aspargos.


Caso goste de sopas de raízes, como mandioquinha e batata, coloque chuchu e bata tudo junto. Como o chuchu é rico em água e pouco calórico, você irá aumentar o volume da sopa e diminuir carboidratos e calorias por porção, sem alterar o sabor.



Coloque fibras na sua rotina alimentar

Além de melhorarem o funcionamento do intestino, as fibras são essenciais para prolongar a sensação de saciedade nessa época do ano.


Prefira os cereais integrais, como arroz integral e massa integral. Acrescente farelo de aveia por cima de frutas e iogurtes e coloque um pouco de semente de linhaça ou de chia por cima das sopas.


Não esqueça da hidratação!

A sede parece sumir no inverno, mas não podemos esquecer que a hidratação é ideal para o bom funcionamento do organismo no geral, além de influenciar diretamente na saúde da pele e dos cabelos .


Aposte em chás variados e bebidas quentes como chai (leite com especiarias), matchá (extraído da mesma erva que o chá verde, a Camellia sinensis, porém é elaborado a partir de folhas jovens) e golden milk (especiarias e leite vegetal).


Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossa nutricionista, Renata Farrielo, é formada no Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Nutrição Esportiva Estética com ênfase em Wellness e atua há mais de 13 anos na área, com foco no bem-estar do paciente e na mudança para hábitos positivos e sustentáveis, com abordagem comportamental.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

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