• KEA Clinic

Gordura visceral e subcutânea

Atualizado: 26 de Set de 2019

Você sabia que existem diferentes tipos de gordura corporal e cada uma delas tem características e afetam o corpo de maneira diferente? Hoje, nós, da KEA Clinic, vamos abordar as diferenças entre a gordura visceral e a gordura subcutânea, confira:


Gordura visceral


A gordura visceral localiza-se nas camadas mais profundas do abdômen, atrás dos músculos, entre os órgãos. Tem uma aparência mais dura, como se fosse uma bola, também é conhecida como “barriga de cerveja” ou “barriga de chopp”.


É o tipo de gordura mais frequentemente encontrada nos homens do que nas mulheres. Normalmente deixa o corpo com formato de maçã.


As células da gordura visceral se multiplicam pouco, mas são mais ativas e afetam todo o funcionamento do nosso corpo. Além de aumentar a inflamação nos órgãos ela ainda altera a produção de vários hormônios essências para o bom funcionamento do nosso metabolismo, como:


  • Reduz a adiponectina, que é essencial para a queima de gordura e que acelera o metabolismo.

  • Reduz a leptina que é essencial para o controle da fome.

  • Reduz a produção de testosterona que é um hormônio muito importante para queima de gordura e aumento do músculo.

  • Aumenta a produção de cortisol que em excesso diminui o metabolismo e aumenta o tecido gorduroso.

A gordura visceral é a mais perigosa para a saúde, pois está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, aumento da insulina e da glicemia, hipertensão, síndrome metabólica e também é fator de risco para mais de 18 tipos de câncer.


Gordura subcutânea


A gordura subcutânea localiza-se logo abaixo da pele e tem uma aparência de gordura mais mole. São os conhecidos “pneuzinhos” que ficam nas laterais da região abdominal e deixam o corpo com formato de pera.


É o tipo de gordura mais frequentemente encontrada nas mulheres do que nos homens. O hormônio feminino estrogênio favorece o acúmulo da gordura nos quadris, nos seios, nas coxas e nas nádegas.


As células da gordura subcutânea são menores e tem mais facilidade de multiplicar-se. Apesar de ser um tipo de gordura menos prejudicial à saúde, a gordura subcutânea é mais difícil de ser eliminada.


Tratamento Gordura Visceral


A melhor forma de tratamento para perda da gordura visceral é o emagrecimento, incluindo uma melhora no estilo de vida, a manutenção de uma alimentação saudável, prática de atividade física e dormir de sete a oito horas por noite.


Como falado anteriormente, em indivíduos obesos, o tecido adiposo aumenta a capacidade de síntese de moléculas com ação pró-inflamatória (denominadas adipocitocinas ou adipocinas) e reduz adiponectinas, que apresenta ação anti-inflamatória.


Dessa forma, é importante equilibrar a alimentação e se torna parte essencial no tratamento da obesidade tanto para reduzir o peso, quanto para fornecer compostos bioativos que possuem ação anti-inflamatória.


Veja algumas mudanças simples que podem contribuir bastante combatendo o processo inflamatório:

  • Inclua na sua rotina alimentar um copo pequeno de suco de uva integral (rico em Resveratrol). Opte sempre pelo suco de uva tinto, pois a substância é mais presente das uvas vermelho-roxas.

  • Acrescente cúrcuma em seus temperos. Ela é rica em curcumina, composto bioativo com anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral, antifúngica e antitumoral.

  • Hidrate-se durante o dia com chá verde, podendo tomar quente ou gelado. Importante usar a erva seca in natura para que tenha quantidades ideais de EGCG (epigalocatequinagalato), um polifenol que reduz a resposta inflamatória em diversas vias. Para preparar o chá da forma correta, coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar ou levar para a geladeira e tomar gelado. Não aqueça novamente.

  • Inclua no seu lanche da tarde pastas de vegetais ou leguminosas e tempere com azeite extra virgem (rico em tirosol). Se preferir lanches mais adocicados inclua frutas cítricas ou maçã (ricas em quercetina), ou ainda Goiaba ou melancia (ricas em licopeno). Estes compostos bioativos são importantes para redução de NF-kappa B, que está ligado aumento de doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes e doenças cardiovasculares.

  • O gengibre é um alimento versátil que pode ser consumido como chá, em temperos para carnes ou ainda consumido em conserva. Ele é rico em Gingerol, outro composto bioativo que bloqueia a translocação da subunidade do NF-κB do citoplasma para o núcleo, agindo como anti-inflamatório. Para o chá de gengibre é necessário ferver durante 3 a 5 minutos, 500 ml de água com 5 a 10g da raiz do gengibre ou 1 colher de sobremesa de gengibre em pó.

  • Coloque na lista de preparações da semana as crucíferas como brócolis, repolho e couve-flor. Elas são ricas em indol-3-carbinol, que age também na redução de NF-κB.

Tratamento Gordura Subcutânea


Para o tratamento da gordura subcutânea, além da manutenção de hábitos saudáveis, como no caso na gordura visceral, é possível contar com tratamentos estéticos, como TruSculpt e EmSculpt.


TruSculpt

TruSculpt é a única plataforma de radiofrequência não invasiva que possui um mecanismo de feedback de temperatura em circuito fechado para garantir que as temperaturas terapêuticas sejam atendidas, o conforto do paciente seja mantido e a eficácia clínica

seja alcançada a cada quinze minutos de tratamento.


As indicações da plataforma TruSculpt incluem: melhora da papada; melhora acentuada da gordura abdominal, flancos, costas, joelhos, braços, parte interna da coxa, culote e bananinha; melhora parcial da flacidez das áreas citadas acima.

EmSculpt


EmSculpt é uma nova tecnologia não invasiva indicada para fortalecimento e definição muscular dos glúteos, fortalecimento, definição muscular e queima da gordura localizada do abdômen. Um dos maiores diferenciais é que além de agir na camada de gordura subcutânea ele também incentiva a hipertrofia muscular.


O aparelho trabalha com o protocolo HIFEM (High-Intensity Focused Eletromagnetic), semelhante às tecnologias empregadas em aparelhos de ressonância magnética, é criado um campo magnético de alta intensidade que age nos nervos motores centrais, induzindo contrações de alta intensidade em todas as camadas e grupamentos musculares, resultando em hipertrofia e definição muscular.


Em uma sessão de EmSculpt são induzidas cerca de 20 mil contrações musculares supramáximas. Esses números são impossíveis de alcançados por uma ação muscular voluntária durante a prática de exercícios físicos.


Quando aplicado na região abdominal o EmSculpt promove uma significativa redução da gordura subcutânea e melhora da musculatura. Estudos demonstraram uma redução de gordura de 19%, um aumento de espessura da camada do músculo de 16% e uma redução da diástase de 11%.


Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossas endocrinologistas, Dra. Elaine Dias e Dra. Daniela Miranda, têm Título de Doutorado e Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Nossa nutricionista, Renata Farrielo, é formada no Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Nutrição Esportiva Estética com ênfase em Wellness e atua há mais de 13 anos na área, com foco no bem-estar do paciente e na mudança para hábitos positivos e sustentáveis, com abordagem comportamental.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

ENTRE EM CONTATO

  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

ENDEREÇO

Rua Cristiano Viana, 401 - 5° andar

Jardins

São Paulo, SP

05411-000

TELEFONES

Entre em contato por aqui: