• KEA Clinic

Dietas Restritivas – riscos e consequências

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Dieta do suco, dieta da sopa, dieta detox. Quem já não ouviu falar das dietas milagrosas para perder peso de maneira rápida? É comprovado cientificamente que essas dietas não funcionam a longo prazo, além de trazerem riscos para a saúde física e mental. Nós, da KEA Clinic, preparamos esse artigo para você compreender melhor os riscos e consequências das dietas restritivas, confira:


Não é de hoje que a mídia divulga a cada semana uma nova “dieta milagrosa” que promete eliminar uma grande quantidade de peso em um curto espaço de tempo. As bancas de jornais estão recheadas de revistas femininas com chamadas como “Nova dieta do suco”, “Perca até 5 Kg em uma semana”, “Dieta detox que seca a barriga”, “Dieta queridinha das famosas”, entre outras.


Com o advento das redes sociais essas promessas se intensificaram ainda mais. Fit influencers, ou influenciadores fitness, tem perfis com milhões de seguidores, onde divulgam “segredos” de como alcançar o corpo dos sonhos. São muito comuns as postagens no Facebook também, de fotos de antes e depois, divulgando a cada semana uma dieta nova.


A verdade é que as dietas restritivas não funcionam do ponto de vista nutricional e podem trazer riscos para a saúde. Além do efeito sanfona, onde a pessoa recupera o peso que perdeu novamente e até mais, essas dietas também podem causar sentimentos de culpa, fracasso e baixa autoestima. Pele ressecada, queda de cabelo e unhas quebradiças também são sintomas comuns.


Em casos mais graves, a manutenção de dietas restritivas também pode afetar o sono, causar dores de cabeça, desmaios, tonturas e alterações no ciclo menstrual. Assim como, desenvolvimento de anemia, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de complicações mais sérias, como desenvolvimento de cálculo biliar e de doenças cardíacas.


Dietas que restringem um certo grupo alimentar, como os carboidratos, por exemplo, tendem a gerar fadiga e cansaço, porque o corpo não recebe os nutrientes necessários para manter seu funcionamento adequado. E muitas vezes podem causar o desaceleramento do metabolismo, favorecendo o acúmulo de gordura.


Além disso, na maior parte dos casos a perda de peso imediata, ocasionada pelas dietas restritivas é decorrente da diminuição da massa muscular, perda de água e não de gordura. O organismo acaba utilizando os músculos como fonte de energia, quando não recebe os nutrientes, proteínas e calorias necessários da alimentação.


Um outro problema sério decorrente das dietas restritivas é o desenvolvimentos de compulsões e transtornos alimentares, estresse e comer emocional. O corpo entende as dietas restritivas como um sinal de perigo, uma agressão. Dessa maneira, o apetite acaba aumentando, como uma maneira do corpo se proteger dessa agressão.


Não existe uma fórmula mágica para emagrecimento que funcione para todos, pois cada pessoa tem uma rotina, necessidade fisiológica, cultura e história de vida diferentes. É importante cultivar hábitos alimentares saudáveis e uma melhor relação com os alimentos, mente e corpo, resgatando o prazer em se alimentar, reconectando com os sinais de fome, saciedade e satisfação. Por isso, é importante o acompanhamento nutricional pessoal e individualizado.


Aqui, na KEA Clinic, contamos com uma equipe multidisciplinar qualificada, que avalia cada caso individualmente para garantir os melhores resultados.


Nossa nutricionista, Renata Farrielo, é formada no Centro Universitário São Camilo, com pós-graduação em Nutrição Esportiva Estética com ênfase em Wellness e atua há mais de 13 anos na área, com foco no bem-estar do paciente e na mudança para hábitos positivos e sustentáveis, com abordagem comportamental.


Nossas endocrinologistas, Dra. Elaine Dias e Dra. Daniela Miranda têm Título de Doutorado e Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Entre em contato com a KEA Clinic pelo telefone (11) 4750-1854 (11) 93320-0808 (whatsapp).

65 visualizações

ENTRE EM CONTATO

  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

ENDEREÇO

Rua Cristiano Viana, 401 - 5° andar

Jardins

São Paulo, SP

05411-000

TELEFONES

Entre em contato por aqui: